Bioprospecção e Biodesign
Fornecemos para o cliente a possibilidade de aplicar nossa metodologia própria de formulação de biofertilizantes na sua área agrícola.
Nossa metodologia
1º passo
Coleta
Coletamos amostras de solo de diferentes áreas agrícolas. Elas representam a diversidade de condições de solo encontradas em diferentes regiões.
São considerados fatores como tipo de solo, pH, umidade e histórico de cultivo.
2º passo
Bioprospecção
Envolve a extração e isolamento de microrganismos presentes nas amostras de solo.
É crucial para identificar uma variedade de microrganismos, incluindo bactérias, fungos e outros microrganismos benéficos que podem ter potencial para promover o crescimento das plantas, proteger contra estresses abióticos ou controlar pragas.
3º passo
Caracterização
A caracterização fisiológica detalhada inclui a avaliação de suas características morfológicas, metabólicas, capacidade de solubilização de nutrientes, produção de substâncias promotoras de crescimento vegetal e tolerância a estresses ambientais.
Também realizamos análises moleculares, por meio de sequenciamento de DNA e ferramentas de bioinformática para identificar as espécies de microrganismos presentes e sua abundância relativa, permitindo uma seleção mais precisa e informada das cepas a serem incluídas no biofertilizante personalizado.
4º passo
Biodesign
Com base nos dados obtidos durante a caracterização fisiológica, utilizamos diversas análises in vitro, combinadas com técnicas avançadas de biologia molecular, para avaliar a compatibilidade e a sinergia entre as cepas, a fim de selecionar e combinar os microrganismos mais promissores.
5º passo
Testes
As cepas selecionadas são submetidas a testes em ensaios de pequena escala (parcelas de solo ou vasos de plantas em condições controladas de laboratório ou estufa) e larga escala (áreas maiores em condições de campo real).
O objetivo é avaliar aspectos como crescimento das plantas, saúde do solo, interações entre as cepas, desempenho das cepas em diferentes tipos de solo, climas e culturas agrícolas. Isso permite ajustes finos na composição do biofertilizante para maximizar os benefícios para os agricultores.
6º passo
Formulação
Os biofertilizantes personalizados são formulados, combinando os microrganismos selecionados com os ingredientes adequados para garantir sua estabilidade e eficácia, maximizando seus efeitos benéficos para cada tipo de solo e cultura agrícola.
Durante esse processo são considerados fatores como a viabilidade dos microrganismos, a compatibilidade entre as diferentes cepas e a liberação controlada dos microrganismos no solo.
7º passo
Produtos e Parcerias
Trabalhamos em parceria com instituições de pesquisa, universidades e agricultores para aproveitar experiência e recursos adicionais em microbiologia agrícola, enriquecendo assim a metodologia existente a fim de criar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos setor agrícola.
Diferencial do produto
A aplicação da técnica de análise do microbioma da área de produção agrícola do cliente nos permite identificar microrganismos nativos com potencial agronômico e verificar sua compatibilidade entre si e com microrganismos já mapeados.
Maior potencial de aplicação e mais eficiência
A personalização do biofertilizante nos permite formular um produto único, com maior potencial de aplicação e maior eficiência no aumento da produtividade vegetal de forma sustentável, além da proteção das culturas contra diversos estresses bióticos e abióticos que possam acometer a área do produtor rural.
Principais vantagens
Produto personalizado e eficaz
Adaptação à condições específicas
Aumento da produtividade das culturas
Melhoria da qualidade do solo
Menor aplicação de fertilizantes químicos
Tolerância a estresses bióticos e abióticos
Tire suas dúvidas
Converse com nossos especialistas e saiba como aplicar a bioprospecção e biodesign em sua área agrícola.