Bioinsumos na Agricultura: Promovendo a Sustentabilidade e a Produtividade

30 de abril de 2024 •

por Amanda Azevedo

A agricultura brasileira enfrenta desafios crescentes como uma forte pressão de pragas, doenças e nematoides, e solos carentes por nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio. Além disso, o Brasil também possui uma alta dependência por fertilizantes importados, pois mais de 80% dos insumos utilizados no país são produtos de importação.

Essa dependência se tornou um problema ainda maior no período pós-pandemia com o fechamento de fábricas na China e com conflito entre Rússia e Ucrânia, que ocasionou um aumento de 350% no preço dos fertilizantes, 60 a 70% no preço de defensivos e 15 a 20% no preço de sementes.

Nesse cenário, a busca por soluções sustentáveis, eficazes e de origem nacional é mais crucial do que nunca e uma alternativa promissora que tem ganhado destaque é o uso de bioinsumos. O insumos biológicos são os produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios.

Fonte: DunhamTrimmer – International Bio Intelligence (ABIM 2018).

Benefícios dos Bioinsumos

Os bioinsumos oferecem uma série de benefícios significativos para a agricultura sustentável como:

– Estímulo ao Crescimento: Os bioinsumos possuem capacidade de solubilizar, oxidar ou quelatizar macro e micronutrientes, tornando-os disponíveis para as plantas, promovendo um crescimento saudável, aumentando sua produtividade e qualidade.

– Aumento da Resistência: Alguns bioinsumos, como indutores de resistência, fortalecem as defesas das plantas contra pragas e doenças, reduzindo a necessidade de pesticidas.

– Proteção Contra Estresses Bióticos e Abióticos: Alguns insumos biológicos fornecem proteção direta através do parasitismo/competição ou indireta pelo efeito de substâncias secundárias, além de dissipar tais sintomas por meio da interação planta/microrganismo.

– Melhoria da Fertilidade do Solo: Os biofertilizantes e inoculantes promovem a saúde do solo, aumentando sua fertilidade e capacidade de retenção de nutrientes.

– Redução dos Impactos Ambientais: Ao contrário dos fertilizantes químicos convencionais, os bioinsumos são produzidos a partir de fontes renováveis e biodegradáveis, reduzindo o impacto ambiental e os riscos à saúde humana.

Desta forma, o uso de bioinsumos na agricultura representa uma abordagem promissora para enfrentar os desafios do setor de forma sustentável.

Na SymbioTech, continuamos a investir em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções de ponta que promovam a saúde do solo, aumentem a produtividade das plantações e contribuam para um futuro agrícola mais sustentável e próspero!

Vamos conversar?

Nossa equipe está à disposição para tirar as suas dúvidas sobre os biofertilizantes das SymbioTech.